Para conscientizar sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), o TRF1 promoverá a Roda de Conversa “Pessoa com Deficiência: Incluir é Valorizar”. Vai ser no dia 16 de setembro, das 15h às 17h (horário de Brasília), por meio do canal do Tribunal no YouTube. O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência, incentivando a adoção de práticas, comportamentos e atitudes inclusivas no ambiente de trabalho da Justiça Federal da 1ª Região.
Percepção social da deficiência e a acessibilidade atitudinal; Apresentação do cotidiano de colaboradores com deficiência da Justiça Federal; e Uso de tecnologia assistiva como estratégia para a inclusão e a acessibilidade da pessoa com deficiência serão os temas abordados no encontro, que se norteia pela Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que contém diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário.
A abertura do evento será conduzida pela presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRF1 (Copaci), desembargadora federal Kátia Balbino, especialista em Saúde Pública, mestre em Direito com especialização em Acesso à Justiça pela Universidade de Montreal. A desembargadora também atuará como mediadora do evento.
O encontro contará com as palestras dos convidados, o juiz federal Ed Lyra, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), que conduzirá o tema “O uso de tecnologia assistiva como estratégia para a inclusão e a acessibilidade da pessoa com deficiência”; e Valéria Cristina Gomes Ribeiro, servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que falará sobre “A percepção social da deficiência e a acessibilidade atitudinal”.
O evento é aberto a todos que desejam participar: magistradas e magistrados, servidoras e servidores, prestadores e prestadoras de serviço, estagiárias e estagiários da 1ª Região, entidades, associações representativas e comunidade em geral. A participação dos servidores contará para o Adicional de Qualificação (AQ).
AN
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região