Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

11/12/2024 14:56 - Matérias Especiais

Aprenda a emitir uma certidão on-line no portal do TRF1

Arte gráfica de um sistema on-line. No lado direito, está escrito “SISTEMA DE CERTIDÃO ON-LINE

Admissão em um novo emprego, posse em concurso público, questões eleitorais ou questões judiciais: esses são exemplos de casos em que a certidão emitida pela Justiça Federal pode ser solicitada ao cidadão.

Mas você sabe como conseguir esse documento? É rápido, fácil e não precisa sair de casa; dá para emitir até mesmo do celular. Isso porque, no portal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) está disponível o Sistema Certidão On-line, que dá autonomia para o usuário solicitar, acompanhar o andamento e receber a certidão, sem precisar se deslocar até as unidades da Justiça Federal da 1ª Região.

Para acessar o Sistema, entre na página inicial do site do TRF1 e clique na opção “Serviços”, localizada no menu principal, e em seguida clique em “Certidão on-line".

Você será direcionado para a página “Acesso ao Sistema”. Nesta página, clique em “Sistema de certidão on-line".

Ao clicar no link, a página abrirá uma nova aba da internet que levará ao Sistema. Já no “Certidão on-line", basta selecionar uma das opções apresentadas e seguir o passo a passo do sistema.

Como solicitar certidão?

Clique na opção “Solicitar Certidão” para pedir a certidão judicial (documento que atesta a existência ou não de processos em nome de determinada pessoa física ou jurídica).

Para preencher a solicitação, clique em “Tipo de Certidão” e escolha uma opção entre “Cível”, “Criminal” e “Para fins eleitorais”.

Em seguida, selecione qual o órgão em que você deseja emitir o documento: Seções Judiciárias da 1ª Região, Tribunal Regional Federal da 1ª Região (2º grau), Varas, Juizados e Turmas Recursais (todo o 1º grau) ou regionalizada (envolve processos das 14 Seções Judiciárias e do TRF1 de forma unificada).

Marque a opção CPF ou CNPJ, preencha com a respectiva numeração e clique em “Emitir Certidão”. Caso ainda reste alguma dúvida, selecione a opção “Instruções de preenchimento”.

Como acompanhar solicitação da certidão?

A opção “Acompanhar Análise da Certidão” permite que se acompanhe a situação de uma certidão já solicitada. Para isso, insira o código da certidão solicitada e o CPF ou o CNPJ para consultar.

Como imprimir a certidão?

Para imprimir uma certidão já emitida, clique na opção com esse nome, insira os códigos da certidão e de segurança (código de validação no rodapé da certidão) e depois clique em consultar.

Como saber se uma certidão é verdadeira?

Para verificar a autenticidade de certidões insira os códigos da certidão e de segurança (validação), tanto para certidões emitidas até o dia 2 de dezembro de 2020 (antigas, com número inferior a 10000001), quanto para as emitidas a partir de 3 de dezembro de 2020 (novas, com número superior a 10000001).

As opções “Solicitar certidão interna”, “Consulta por nome” e “Análise” são opções restritas aos servidores do TRF1.

Certidão Unificada

Também é possível emitir certidões no Sistema de Certidão Unificada da Justiça Federal, desenvolvido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) em parceria com os tribunais regionais federais.

A ferramenta reúne os dados sobre certidões dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), emitindo um único número nacional de validação. Além disso, é fácil acessar, possibilitando uma consulta rápida, simples e segura.

Para acessar o sistema unificado, você pode digitar o endereço eletrônico https://certidao-unificada.cjf.jus.br/#/solicitacao-certidao, ir até a página do CJF e clicar no ícone “Certidão Unificada da Justiça Federal”, localizado à esquerda do menu principal, ou, ainda, clicar no link disponibilizado abaixo.

Se preferir emitir uma certidão pelo sistema unificado, confira o passo a passo neste link.


Renata Fontes e Larissa Santos

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


616 visualizações

Veja também