Com o objetivo de centralizar a expedição de certidões, o Conselho da Justiça Federal (CJF) em parceria com os tribunais regionais federais desenvolveram o Sistema de Certidão Unificada da Justiça Federal.
A ferramenta está disponível desde o dia 27 de julho e reúne os dados sobre certidões dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), emitindo um único número nacional de validação. Além disso, é fácil de acessar, possibilitando uma consulta rápida, simples e segura.
Na página principal da ferramenta, na aba “Solicitação de certidão” à esquerda no menu, você encontrará os campos de preenchimento necessários para expedir o documento: tipo de certidão, órgãos, CPF ou CNPJ e e-mail. Além do campo “nome social” que é de preenchimento opcional.
selecione o tipo de certidão (criminal, cível ou para fins eleitorais);
selecione o Tribunal Regional Federal que deseja consultar;
insira o seu CPF ou CNPJ que deseja consultar;
insira o e-mail de contato;
se você desejar, insira seu nome social; e
clique em “solicitar certidão”.
Logo o documento solicitado ficará disponível para ser baixado na própria página do sistema e também será encaminhado para o e-mail informado.
Caso seja constatada alguma positivação, a certidão emitida será enviada exclusivamente para o e-mail informado, no prazo de até 6 horas.
Caso você queira validar uma certidão já emitida, clique na opção “Validação de Certidão” localizada no menu à esquerda e insira o “Código de validação” que é informado no rodapé da certidão emitida; ou, ainda, você pode conferir a autenticidade pelo QR Code disponível na própria certidão.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, o CJF produziu um vídeo explicativo sobre como emitir a certidão que pode esclarecer o seu questionamento. Confira neste link.