*A imagem à esquerda mostra o gestor Gabriel Polanzzo durante estudo de caso do Curso Liderança em foco.
“A oportunidade de trabalhar à frente do Laboratório de Inovação me mostrou uma forma de trabalho mais colaborativa, mas integrativa, que vem junto com todos os princípios da comunicação não violenta, da inclusão, da não discriminação, pontos focais dessa questão da liderança. Mas esse curso agora é importante porque aqui é um grupo de líderes. São todos gestores, e disseminar essa cultura ainda é muito importante. O laboratório de inovação é uma coisa nova, e o contexto dessa capacitação é válido e gratificante para a organização como um todo, especialmente pela participação de gestores de diversos setores de diversas áreas”.
Essa visão de oportunidade também foi citada pela diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple) do TRF1, Maria Carolina de Souza Ribeiro, que disse ter resgatado aspectos considerados essenciais a partir do treinamento.
“O curso está sendo muito importante para mim porque estou em uma fase justamente de trabalhar um plano de ação com a minha equipe de melhoria da gestão. E estou aprendendo muitas coisas aqui, muitas ferramentas que vou utilizar com eles, e é sempre bom esse tipo de lembrança porque o trabalho, quando é muito corrido, muita coisa para fazer, faz com que conceitos caiam no esquecimento e a gente se deixe levar pelo redemoinho das coisas diárias. Esse tipo de curso é muito bom para nos lembrar isso, lembrar que estamos trabalhando com pessoas e que são pessoas que a gente está gerindo”, enfatizou.
Jurisdição mais humana
Passou por gabinetes e acumulou anos de experiência em julgamentos na área criminal até ser conduzida para assumir posições mais administrativas (atuando, por exemplo, em procedimentos correcionais e de inspeções da corregedoria regional na gestão anterior).
Essa mudança no foco da atuação, no entanto, é encarada por Izabely Cavalcante, agora gestora, como um grande propósito e objetivo voltado às pessoas. “O foco da gestão são as pessoas. A construção de uma nova sede é para que as pessoas tenham bons lugares para trabalhar. A formação de bons gestores é para que as pessoas sejam mais felizes, para que as pessoas sigam o seu propósito. Que entendam, que saibam escolher. E isso começa no gestor. O gestor tem que saber qual é o propósito dele na instituição, qual é o propósito dele de trabalhar”, afirmou.
Izabely Cavalcante, atual diretora da secretaria executiva geral da secretaria do TRF1.
Todas as discussões do curso trouxeram a possibilidade, também, de se refletir sobre uma jurisdição mais humana, como observou Izabelly.
“Cada conceito que se aprende, que se internaliza, é importante para construir uma administração voltada para o bem-estar [que resulte] em uma jurisdição mais humana. Porque o bem-estar de nossas equipes é o bem-estar que ‘se passa no processo’ e reflete na hora de tomar uma decisão”.
Ao final do curso, os 25 gestores foram capacitados para as áreas de Inteligência Institucional, Gestão de Pessoas, Serviços Gerais, Coordenadoria de Obras da Nova Sede, Comunicação Social, Execução Judicial, Diretoria Executiva, Capacitação, Auditoria, Programação financeira, Tecnologia da Informação, Assessores Jurídicos, Gestão Estratégica, Gestão Administrativa, Registro de julgamentos e gestão da informação, Inovação e fomento à atividade judicial e Cerimonial do TRF1.