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16/09/2024 09:54 - Matérias Especiais

Liderança em foco: capacitação no TRF1 aprimora equipes para serviço público mais eficiente e humanizado

Créditos: Ana L. Nogueira-AscomTRF1

Mais de 20 gestores de diferentes áreas da administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concluíram, neste mês de setembro, uma capacitação para liderança efetiva e humanizada no serviço público. Os benefícios dessa formação para a prestação jurisdicional podem ser muitos e variados.

O curso “Liderança em Foco” teve cinco dias de imersão para desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação não violenta, gestão do tempo e fornecimento de feedbacks construtivos. Os gestores também foram capacitados para identificar e prevenir situações de assédio e discriminação.

Foram três instrutores de diferentes órgãos do Judiciário convocados para ministrar 30 horas de capacitação, distribuídas entre 28 de agosto a 6 de setembro. Todos tinham experiência e formação ampla nos campos escolhidos para aprimoramento, como foi o caso de Emmily Flügel Mathias Maia, doutora em educação pela Universidade de Brasília (UnB) e atuante, desde 1996, em atividades de consultoria, docência, assessoria e pesquisa.

Emmily fez parte da abertura do curso no dia 28 de agosto e do encerramento em setembro. Segundo ela, o público escolhido para o curso tem grande influência no TRF1 porque engloba gestores, que podem levar o conhecimento a muitas pessoas do órgão.

A tarefa, portanto, foi “conseguir passar para eles ferramentas de gestão que tenham mais a ver com a questão comportamental, relacional, de condução das equipes, e, assim, criar um ambiente de trabalho mais respeitoso, mais inclusivo e diverso, porque eles têm esse poder em função da posição que ocupam”, destacou.

A metodologia e as estratégias de aprendizagem envolveram exposições dialogadas alternadas com ferramentas de design thinking e construção coletiva, visando criar um ambiente organizacional mais inclusivo, respeitoso e produtivo no Tribunal. 


Temas abordados no Curso

“Comunicação não violenta (CNV)” e “Gestão do Tempo”, ministrado por André Francisco Oliveira Carneiro Fachin, servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que veio para capacitar na compreensão de aplicação de conceitos e fundamentos da CNV na liderança. Para isso, utilizou técnicas sobre melhorar a comunicação e a solução de conflitos (comunicação não violenta), e técnicas de priorização e gestão do tempo para aprimorar produtividade e eficiência (gestão do tempo);

“Reconhecimento de situações de Assédio e Discriminação”, ministrado por Ana Carla Albuquerque Pacheco, servidora da Subseção Judiciária de Uberlândia do TRF6) que apresentou a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário (Resolução 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça). Falou sobre os comportamentos e condutas que afetam a saúde e o desempenho de colaboradores, capacitando para a promoção do diálogo, cooperação e respeito da diversidade. A formação também ajudou na compreensão sobre métodos de gestão participativa e organização laboral voltada para saúde física e mental.

“Feedback” e “Valorização das pessoas no trabalho”, ambos ministrados por Emmily Flüglel Mathias Maia, servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que trouxe visões amplas sobre o papel do feedback e da valorização sobre o trabalho de cada um.

*Na imagem à direita, Emmily Maia, uma das instrutoras do curso, fala aos gestores da 1ª Região, reforçando a importância do feedback dos gestores para o melhor desempenho de toda instituição.

Gestão administrativa voltada para as pessoas

De líderes experientes a gestores que estão começando nessa função, a formação abriu horizontes para uma administração diferenciada no serviço público. Foi o que observou o diretor da Coordenadoria de Obras da Nova Sede (Coobs), Gabriel Polanzzo Ribeiro del Duca, um dos gestores que concluiu o curso.

“Acredito que eu seja um dos gestores mais novos do Tribunal”, comentou Gabriel, que assumiu como diretor da Coobs em abril deste ano. “Já tinha feito algum curso a respeito de gestão de pessoas, até por interesse pessoal, só que o que está sendo mostrado aqui, ainda mais para mim, que sou da área de engenharia, da área técnica, não é tão comum, porque não estudamos a gestão humana, gestão de pessoas”, acrescentou.

“A gente ali, da engenharia, está sempre focado em resolver o problema da obra. Todo dia aparecem coisas novas e às vezes ter tempo para ouvir as outras pessoas é difícil, porque tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Esse curso tem sido muito bacana, mostrando uma gama de coisas que preciso melhorar e aprender para aplicar e aprimorar o ambiente de trabalho, que já é um ambiente difícil, muito pressionado, não só pela obra em si, mas pela natureza do serviço”, afirmou Gabriel Polanzzo.

E mesmo para quem tem mais experiência com gestão e ferramentas de trabalho em equipes, a ação trouxe aspectos positivos para continuar exercendo o cargo de chefia e inspirar colegas. É o caso do diretor da Coordenadoria de Inovação e Fomento à Atividade Judicial, Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto.

*A imagem à esquerda mostra o gestor Gabriel Polanzzo durante estudo de caso do Curso Liderança em foco. 

“A oportunidade de trabalhar à frente do Laboratório de Inovação me mostrou uma forma de trabalho mais colaborativa, mas integrativa, que vem junto com todos os princípios da comunicação não violenta, da inclusão, da não discriminação, pontos focais dessa questão da liderança. Mas esse curso agora é importante porque aqui é um grupo de líderes. São todos gestores, e disseminar essa cultura ainda é muito importante. O laboratório de inovação é uma coisa nova, e o contexto dessa capacitação é válido e gratificante para a organização como um todo, especialmente pela participação de gestores de diversos setores de diversas áreas”.

Essa visão de oportunidade também foi citada pela diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple) do TRF1, Maria Carolina de Souza Ribeiro, que disse ter resgatado aspectos considerados essenciais a partir do treinamento.

“O curso está sendo muito importante para mim porque estou em uma fase justamente de trabalhar um plano de ação com a minha equipe de melhoria da gestão. E estou aprendendo muitas coisas aqui, muitas ferramentas que vou utilizar com eles, e é sempre bom esse tipo de lembrança porque o trabalho, quando é muito corrido, muita coisa para fazer, faz com que conceitos caiam no esquecimento e a gente se deixe levar pelo redemoinho das coisas diárias. Esse tipo de curso é muito bom para nos lembrar isso, lembrar que estamos trabalhando com pessoas e que são pessoas que a gente está gerindo”, enfatizou.

Jurisdição mais humana

Hoje diretora da secretaria executiva geral da secretaria do TRF1, cargo que assumiu em abril deste ano, quando empossados os novos integrantes da Administração do Tribunal para o biênio 2024-2025, Izabely Cavalcante tem longo caminho trilhado na Justiça Federal.

Passou por gabinetes e acumulou anos de experiência em julgamentos na área criminal até ser conduzida para assumir posições mais administrativas (atuando, por exemplo, em procedimentos correcionais e de inspeções da corregedoria regional na gestão anterior).

Essa mudança no foco da atuação, no entanto, é encarada por Izabely Cavalcante, agora gestora, como um grande propósito e objetivo voltado às pessoas. “O foco da gestão são as pessoas. A construção de uma nova sede é para que as pessoas tenham bons lugares para trabalhar. A formação de bons gestores é para que as pessoas sejam mais felizes, para que as pessoas sigam o seu propósito. Que entendam, que saibam escolher. E isso começa no gestor. O gestor tem que saber qual é o propósito dele na instituição, qual é o propósito dele de trabalhar”, afirmou.


Izabely Cavalcante, atual diretora da secretaria executiva geral da secretaria do TRF1.
 

Todas as discussões do curso trouxeram a possibilidade, também, de se refletir sobre uma jurisdição mais humana, como observou Izabelly.

“Cada conceito que se aprende, que se internaliza, é importante para construir uma administração voltada para o bem-estar [que resulte] em uma jurisdição mais humana. Porque o bem-estar de nossas equipes é o bem-estar que ‘se passa no processo’ e reflete na hora de tomar uma decisão”.

Ao final do curso, os 25 gestores foram capacitados para as áreas de Inteligência Institucional, Gestão de Pessoas, Serviços Gerais, Coordenadoria de Obras da Nova Sede, Comunicação Social, Execução Judicial, Diretoria Executiva, Capacitação, Auditoria, Programação financeira, Tecnologia da Informação, Assessores Jurídicos, Gestão Estratégica, Gestão Administrativa, Registro de julgamentos e gestão da informação, Inovação e fomento à atividade judicial e Cerimonial do TRF1.

O gestor tem que saber qual é o propósito dele na instituição, qual é o propósito do seu trabalho. Não é se manter no cargo e, sim, trabalhar para que a prestação jurisdicional saia da melhor maneira possível. A gente trabalha para entregar o direito, que a resposta para a sociedade seja aquela que se espera. Tudo aqui é pelas pessoas, para bem aplicar o recurso que o contribuinte, com muito esforço, coloca nos cofres. É por isso que a gente trabalha”, Izabelly Cavalcante, atual diretora da secretaria executiva geral da secretaria do TRF1, ao concluir o curso “Liderança em foco”.



AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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