A busca dos brasileiros por soluções de problemas na Justiça bateu novo recorde histórico. Segundo o relatório Justiça em Números 2023, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no fim de 2022 existiam 81,4 milhões de processos em tramitação no País, o maior número dos últimos 14 anos.
Diante da crescente demanda, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) implementou, ao longo dos anos, plataformas digitais para facilitar a movimentação e o acompanhamento processual por magistradas, magistrados, advogadas, advogados e partes. Isso possibilitou o acesso a processos de qualquer lugar e a qualquer hora do dia e da noite.
Além da agilidade de consultas e movimentações, a tramitação de processos de forma on-line também garante a economia de recursos e materiais, como folhas de papel, toner para impressão, combustível e malote para transporte, bem como dispensa a necessidade de um espaço físico para alojar todo esse material.
Processo Judicial Eletrônico
Desde dezembro de 2014, o TRF1 utiliza o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A implementação desse sistema – criado em 2010 pelo TRF 5ª Região – trouxe inúmeras vantagens para o Judiciário; e a maior delas é a rapidez no julgamento das ações, já que a ferramenta automatiza as etapas burocráticas dos procedimentos, que consumiam cerca de 70% do tempo gasto nos processos, de acordo com dados da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).
Pelo sistema, é possível fazer peticionamento a distância, atender a citações e intimações, bem como consultar e receber notificações sobre o andamento do processo, evitando que advogados e partes se desloquem às unidades judiciárias.
Diante da efetividade, o PJe se tornou o principal sistema de tramitação de processos em meio eletrônico no TRF1. Em dezembro de 2023, o Tribunal finalizou a digitalização de 2,6 milhões de processos físicos e, desses, 2.609.542 foram migrados para o PJe. Portanto, apesar de não ser o único existente, o sistema abriga a grande maioria dos processos da Justiça Federal da 1ª Região.
Como consultar processos eletrônicos?
Independentemente de estar ou não no PJe, você sabe como consultar um processo que tramita na Justiça Federal da 1ª Região? Por meio do site do TRF1, é possível buscar qualquer processo eletrônico (com exceção dos que estão em segredo de Justiça).
O primeiro passo é entrar na página inicial do site e, no menu principal, clicar na aba “Processual” e, em seguida, na opção “Consulta Processual”.