Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

19/06/2024 09:33 - Matérias Especiais

Saiba como acessar os canais da Ouvidoria da Justiça Federal da 1ª Região

arte com foto do edifício sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e escrito no alto Ouvidoria da Justiça Federal da 1ª Região

A página da Ouvidoria da Justiça Federal da 1ª Região no portal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) é um importante canal de comunicação dos públicos interno e externo com o Tribunal, suas Seções e Subseções Judiciárias.

Na ouvidoria é possível denunciar, reclamar, sugerir, elogiar ou demandar sobre os assuntos relacionados à gestão administrativa do Tribunal, processos judiciais tanto do 1º grau de jurisdição (seções e subseções judiciárias) quanto do 2º grau (TRF1) e pedidos de informação em amparo à Lei de Acesso à Informação Pública – LAI (Lei n. 12.527/11).

Quem pode entrar em contato com a Ouvidoria?

Qualquer cidadão pode contatar a Ouvidoria do TRF1. Para isso, basta que esteja devidamente identificado (nome, e-mail, CPF ou RG, Estado, Cidade e telefone de contato).

Não há limite de manifestações que podem ser feitas – porém, caso haja referência a algum processo específico, não se esqueça de mencionar o número e a localização, para que sua demanda possa ser atendida.

Como acessar o canal da Ouvidoria?

Para entrar em contato com a Ouvidoria da Justiça Federal da 1ª Região acesse o portal do TRF1 e clique “Ouvidoria/SIC” no alto da página, logo abaixo do menu com os nomes das Seções Judiciárias.

Já na página, no menu à esquerda, é possível encontrar informações sobre a norma que criou a Ouvidoria da Justiça Federal da 1ª Região (Resolução Consolidada Presi 20/2022); as perguntas mais frequentes que são enviadas à unidade; o formulário destinado à manifestação de assuntos relacionados à gestão administrativa do TRF1, aos pedidos de informação por meio da LAI e às demandas relacionadas a processos judiciais da 1ª instância; a página da Ouvidoria da Mulher; o formulário de avaliação relativos aos serviços prestados pela Ouvidoria; os relatórios estatísticos; o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC); e a Carta de Serviços do Tribunal.




Como se faz uma manifestação na Ouvidoria do TRF1?

A manifestação na Ouvidoria pode ser feita pelos seguintes canais: e-mail, formulário eletrônico e atendimento pessoal.

Caso a sua manifestação seja sobre os processos em tramitação no TRF1, nas seções ou subseções judiciárias, é fundamental que sejam fornecidos o nome da parte, CPF, e-mail, número do processo (composto por 15 dígitos para numeração antiga ou 20 dígitos para numeração nova) e seção/subseção judiciária. A falta dessas informações mencionadas impossibilita a pesquisa processual e prejudica o atendimento, sobretudo a resposta à demanda.

  • Se você escolher enviar sua manifestação por e-mail utilize o seguinte endereço: nuouv@trf1.jus.br.

  • Se optar pelo formulário eletrônico basta clicar na aba “Formulário” no menu localizado à esquerda da tela, na página da Ouvidoria. Ou se preferir clique direto neste link.

  • O atendimento pessoal é feito no endereço: SAS – Quadra 2, Bloco A Edifício-Sede I, 1º andar - Praça dos Tribunais Superiores, Brasília – DF.

Em qualquer um dos casos, a resposta da manifestação é de até 30 dias, podendo ser prorrogável por igual período, conforme determinação da Resolução Presi 20/2022.

Contatos

Núcleo de Apoio à Ouvidoria da Justiça Federal da 1ª Região (Nuouv)

SAU/SUL - Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores – Ed. Sede – 1º andar. CEP 70070-900 – Fone: (061) 3314-5855, 3314-5865 ou 3314-5121.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


1543 visualizações

Veja também