Menos gastos com telefonia
Além de atingir 100% da meta relativa aos gastos com telefone (não gastar anualmente mais do que 75% do gasto total de telefonia do ano de 2017), o desempenho do TRF1 em 2023 foi o melhor dos últimos 3 anos (2021, 2022 e 2023), tendo sido gastos menos de R$ 40 mil com telefonia.
Limpeza e gastos com veículos sob controle
Para manter o espaço de trabalho e atendimento ao público do TRF1 em dia com a limpeza, o Tribunal conseguiu manter as despesas abaixo do valor referência (2019), mesmo com a ampliação do órgão para receber os 16 desembargadores pelas vagas abertas pela Lei 14.253/2021.
Dentro do cálculo de despesas com serviços de limpeza estão previstos os contratos ou termos aditivos ao longo do ano base e, também, as despesas decorrentes dos contratos de jardinagem, limpeza de vidros, entre outros.
Segundo o relatório PLS 2023, a frota de veículos do Tribunal percorreu 453.228 km, 17% a menos em comparação com 2019, em que foram percorridos mais de 500 mil quilômetros. Apesar do aumento na composição do Tribunal, esse crescimento ainda não refletiu no total de quilômetros percorridos pela frota.
Mais acessível, mais sustentável
Em 2023, o TRF1 teve mais de 80% das contratações consideradas sustentáveis, um índice superior ao ano anterior, em que apenas 30,97% das licitações puderam ser enquadradas no parâmetro.
Isso também se refletiu nos projetos e reformas do Tribunal: foram R$ 1.093.927,86 investidos em reformas e mudanças de leiaute para a instalação dos novos gabinetes por meio de obras conduzidas com aplicação de critérios de sustentabilidade e acessibilidade. Assim, o TRF1 garantiu que as instalações atendessem aos padrões de práticas ambientalmente responsáveis e inclusivas.
Outra ação prevista no plano para garantir mais acessibilidade, para além do espaço físico, foi a oficina de Comunicação Diversa, Inclusiva e Acessível, realizada com servidores da Assessoria de Comunicação Social do TRF1e áreas correlatas das seccionais vinculadas à 1ª Região.
O foco foi desenvolver a autonomia dos participantes para implementar práticas de comunicação diversa, sem barreiras para todas as pessoas, e minimizar obstáculos de comunicação por meio de técnicas, práticas e conhecimentos.